Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Castanhal inaugura Apiário Municipal
Início do conteúdo da página
Últimas Noticias

Prefeitura de Castanhal inaugura Apiário Municipal

  • Publicado: Quinta, 27 Novembro 2025 15:00
  • Última Atualização: Quinta, 27 Novembro 2025 15:00
  • Acessos: 27
imagem sem descrição.

Em uma iniciativa pioneira que alia educação, produção sustentável e preservação ambiental, a Prefeitura de Castanhal inaugurou nesta quinta-feira, 26, o Apiário Municipal de Castanhal. O projeto foi criado para garantir o manejo seguro e sustentável de enxames urbanos, oferecendo proteção à população e, também, visando fortalecer a cadeia produtiva do mel.

A cerimônia de inauguração contou a presença do prefeito Hélio Leite, secretários municipais, vereadores, de gestores do IFPA – Campus Castanhal (local onde o apiário está instalado) e, ainda, por parte do IMV, da professora Sheyla Domingues, Diretora Adjunta, e dos professores Emília Nunes e Francisco Plácido, pesquisadores da área.

O apiário municipal vai ser uma espécie de centro de acolhimento e o monitoramento de colmeias resgatadas de áreas residenciais ou de risco, evitando o extermínio dos insetos e contribuindo para a preservação das espécies polinizadoras, fundamentais para o equilíbrio ambiental e para a agricultura local.

“A gente vai destinar as abelhas resgatadas para a produção rural do município, trazer os enxames que estão na cidade atrapalhando e causando medo nas pessoas, de maneira segura para o apiário municipal e, futuramente, as caixas já enxameadas serão distribuídas para os agricultores familiares” resumiu o Secretário Municipal de Agricultura, Francisco Carlos.

O apiário está instalado dentro do campus IFPA Castanhal, para fortalecer a integração entre gestão pública, educação técnica e pesquisa científica, bem como a atuação acadêmica do IMV, mais especificamente dos Laboratórios de Higiene e Qualidade dos Alimentos (LHQA) e Estudos Apícolas e Polinização (LEAP), coordenados, respectivamente, pelos professores Emília Nunes e Francisco Plácido. A localização permitirá, portanto, que estudantes e pesquisadores utilizem o apiário como ambiente de estudo, desenvolvimento de tecnologias e ações voltadas a políticas públicas de preservação ambiental e geração de renda.

Com a inauguração do apiário, Castanhal dá um passo importante na proteção da biodiversidade e na promoção de soluções inteligentes para a convivência harmoniosa entre população e meio ambiente.

 

Texto: Assessoria de Comunicação de Castanhal, com complementação pela Ascom do IMV

registrado em:
Fim do conteúdo da página