Página inicial > Medicina Veterinária

Faculdade de Medicina Veterinária - FAMEV

Publicado: Quinta, 05 Novembro 2020 16:19 | Última Atualização: Terça, 18 Julho 2023 10:37 | Acessos: 5611

Diretora: Profa. Dra. Talita Bandeira Roos
Vice-Diretora: Profa. Dra. Gabriela Riet Correa Rivero
Secretária Acadêmica: Paula Gama
Intérpretes em Libras: Edilson da Cruz Monteiro Júnior, Roberto Barreto
Telefone: (91) 3311-4703

O Curso de Medicina Veterinária foi criado, na UFPA, pelo antes denominado Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEP), através da Resolução n° 2.745, de 19/10/2000, a partir da estrutura da Central de Biotecnologia e Reprodução Animal (CEBRAN), existente desde 03 de setembro de 1995. A primeira turma iniciou em 2001, com aulas na sede do Campus de Castanhal e no Laboratório de Diagnósticos Veterinários (CEDIVET), recebendo apoio dos laboratórios e estruturas da CEBRAN.

Atualmente, a Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) é uma Subunidade do Instituto de Medicina Veterinária, constituída de uma Direção, uma Vice-Direção, e uma Secretaria Acadêmica. Seu órgão deliberativo é denominado Conselho da FAMEV, presidido pelo(a) Diretor(a) da Faculdade. Contém, ainda, um Núcleo Docente Estruturante (NDE), e as seguintes Comissões: Comissão de Assistência Estudantil, Comissão Acadêmico-Pedagógica e Comissão de Pesquisa e Extensão.

📄 Documentos Diversos  📄 Tutoriais TCC e ESO

1.1 Objetivo Geral

É a formação de Médicos Veterinários, voltados para a problemática da Agropecuária da Região Amazônica, com ênfase em animais de fazenda, dando importância principalmente, nas áreas de sanidade, nutrição, reprodução melhoramento animal e inspeção de produtos de origem animal.

1.2 Perfil do Egresso

Profissional com habilidades e competências para planejar, organizar, supervisionar e executar programas de defesa sanitária e de proteção ao meio ambiente, além de aprimorar o desenvolvimento da pecuária, realizando estudos e pesquisas, aplicando conhecimentos, exercendo a clínica médica e cirúrgica, assegurando a sanidade individual e coletiva, culminando com a produção racional e econômica de alimentos em benefício do bem-estar da sociedade.

1.3 Características Gerais

– A Resolução CONSEPE nº 3.031, de 08/04/2003, alterada pela Resolução CONSEPE n° 3.689, de 27/03/2008, definem o Currículo do Curso de Medicina Veterinária.
– O currículo atual do curso compreende a integralização de carga horária de 5.055 horas, distribuídas em 34 disciplinas.
– 465 horas na formação básica pré-profissionalizante
– 3.345 horas na formação profissionalizante
– 120 horas de Atividades independentes
– TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 510 horas.
– ECS (Estágio curricular supervisionado) de e 120 horas.
– Para integralização do currículo necessária a conclusão do curso em 5 anos, podendo ser estendido até no máximo em 7,5 anos.

Disciplinas componentes do PPC do Curso

Características Gerais do Curso

Curso De Medicina Veterinária
Nome do Curso Bacharelado em Medicina Veterinária