Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quarta, 04 Novembro 2020 19:03 | Última Atualização: Quinta, 14 Abril 2022 13:23 | Acessos: 2085

O Instituto de Medicina Veterinária está localizado em um espaço de aproximadamente 50 hectares, o qual é constituído, além de sua estrutura administrativa, de 1 (uma) Faculdade de Medicina Veterinária, 1 (um) Hospital Veterinário, 3 (três) Programas de Pós-Graduação, 3 (três) Programas de Residência Médica, 12 (doze) Laboratórios de Pesquisa, Ensino e Extensão, 1 (uma) Biblioteca Setorial, 1 (um) Laboratório de Informática, 1 (um) espaço de convivência e alimentação e 1 (um) Órgão Suplementar, na forma de uma Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (CEBRAN), que dista a aproximadamente 1 km da área física do IMV.
Geograficamente, essas estruturas estão localizadas nas coordenadas 1º18’40.48”S/47º56’49.18”O. O acesso ao IMV se dá pela Rodovia BR-316, na altura do Km 56, através do Instituto Federal do Pará (IFPA). Conta com suporte viário interno e externo, com pavimentação asfáltica e sistema de calçadas para livre circulação, rede elétrica do tipo trifásica, rede hidráulica e de esgoto sanitário, além de rede de telefonia, através de fibra ótica e VOIP, serviço de internet fornecido por fibra ótica do tipo monomodo, em um backbone de 35 Km, mantidos pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa), com velocidade de 1 Giga, com migração em futuro próximo para 5 Giga, disponível a toda a comunidade acadêmica que orbita o IMV, e enlace a todos os prédios e laboratórios, devidamente integrada às demais Instituições de Ensino Superior no âmbito federal e estadual, na cidade de Castanhal.
De um modo geral as edificações disponíveis para formação dos discentes do Curso de Medicina Veterinária totalizam, aproximadamente, 6.830m² de área construída, além de 260.000m² correspondentes a pastos e capineiras destinados à manutenção dos rebanhos residentes.
É importante ressaltar, ainda, que o Curso de Medicina Veterinária conta com toda a infraestrutura física do Instituto Federal do Pará – IFPA, Campus de Castanhal (antiga Escola Agrícola), a qual, por sua natureza e tradição na formação de profissionais de nível técnico e superior na área de agropecuária, possui uma infraestrutura e um ambiente adequados à realização de todas as ações relacionadas à produção animal, inclusive com algumas áreas que não fazem parte do atual elenco de atividades das futura Fazenda Escola, como, por exemplo, a suinocultura, a piscicultura e a apicultura, que já estão desde muito tempo implantadas e em pleno funcionamento no IFPA. Deve-se, também, considerar a proximidade física com o referido Instituto Federal, visto que o IMV foi construído em área cedida através de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o IFPA e a UFPA, contemplando uma ação estratégica originada na fase de concepção das estruturas que constituem nossa atual Unidade, levando em consideração, ainda, a proximidade com a CEBRAN, a qual também possui uma significativa estrutura física própria e que, naquela oportunidade, estava em pleno funcionamento.
Desse modo, através das estratégias e planejamentos supracitados, pôde vir a ser formada uma ampla rede estrutural, hoje disponível para o Curso de graduação em Medicina Veterinária e aos demais Cursos de Pós-Graduação do IMV.

Fim do conteúdo da página