Laboratório de Zoonoses do IMV participa de Projeto Multicampi da UFPA que promove atenção integral à saúde da criança

Qualificar os processos de gestão na formação para o cuidado, integração, ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o SUS e Instituições de Ensino Superior Públicas, visando promover a atenção integral à saúde da criança, na perspectiva da formação multiprofissional e do processo de interprofissionalidade do cuidado nos serviços de atenção básica, com foco na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), associado à Caderneta da Criança, ambas do Ministério da Saúde/BR, no processo de vigilância em saúde das doenças e incapacidades comumente associadas à saúde da criança, além da elaboração de projetos para investigação e controle de morbidade. Esse é o objetivo central do Projeto Multicampi Saúde da Criança, executado pela Universidade Federal do Pará em parceria com o Ministério da Saúde, e coordenado pela professora Roseneide dos Santos Tavares, do ICS/UFPA.
O projeto, que está ativo desde 2020, envolve alunos de 10 cursos de graduação da área de saúde e, em 2024, passou a contar com discentes do Curso de Medicina Veterinária do IMV, sob a supervisão da Profa. Dra. Carla Cristina Guimarães de Moraes e do Prof. Eduardo Macedo Penna, este do Curso de Educação Física do Campus de Castanhal, além da participação de profissionais inseridos nos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, na condição de preceptores.
Essa é a primeira vez, no estado do Pará, que alunos de Medicina Veterinária participam de um projeto multidisciplinar envolvendo o SUS. Seguem alguns relatos dos discentes do IMV envolvidos no projeto:
“Durante o estágio na Unidade Básica de Saúde Dr. Luís Charlet, o objetivo principal era entender como a saúde animal e a saúde pública estão interligadas, especialmente em comunidades onde a convivência com animais é intensa”, relataram os discentes Ester Vitória Gonzaga Damasceno (7º período) e Sebastião Felipe Maués Nunes (3º período). Para eles, a experiência os fez refletir sobre o papel do médico veterinário não apenas como cuidador de animais, mas como agente de saúde pública.
Já a discente Maria Heloisa Dias Teixeira (6º período) observou que a experiência lhe permitiu uma perspectiva ampliada sobre o cuidado integral. “Colaborar com profissionais de diversas áreas mostrou a importância da multidisciplinaridade para o sucesso no atendimento”, relatou.
Para Aline Kaylane Martins Almeida (3º período), foi muito gratificante levar um pouco da medicina veterinária para o SUS e entender a visão que a comunidade tem em relação a ela no âmbito da saúde humana.
“Participar do projeto foi um grande privilégio. Quando estamos vendo de fora não temos noção da realidade dos trabalhadores do SUS. Não é fácil, às vezes falta ajuda de cima, mas eles se fazem presentes”, expressou a discente Roberta Pampolha Athayde (7º período).
Para Marina Silva Leal da Silva e Potira Correa da Silva (ambas do 7º período), entender o papel do médico veterinário nas unidades de saúde, passando informações e defendendo a função crucial que esse profissional pode ter na saúde pública reforçou a compreensão sobre a relação entre a saúde animal, humana e ambiental, e a importância da atuação do médico veterinário para promover uma saúde coletiva eficaz.
“Além de compartilhar meu conhecimento, consegui ajudar os profissionais da saúde a repensarem suas abordagens sobre zoonoses, desmistificando conceitos e desafiando preconceitos. Essa troca de experiências enriqueceu nosso entendimento sobre a inter-relação entre saúde humana e animal”, disse o graduando Antonio Afonso Sousa da Silva.
Texto: Ascom IMV
Registros fotográficos: acervo do Projeto.
Redes Sociais