HVSAS REALIZA CONFECÇÃO DE DARDOS ANESTÉSICOS PARA APOIO AO RESGATE DE ANIMAIS ATINGIDOS PELAS INUNDAÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL
A tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul, além das perdas de vidas e bem-materiais incalculáveis, têm causado sofrimento também em animais domésticos e silvestres daquela região. Nesse sentido, realizar a captura desses animais, para atendimento e encaminhamento a abrigos, nem sempre é tarefa fácil, sendo necessária a utilização de recursos por médicos veterinários voluntários que estão atuando nas áreas atingidas. Um dos recursos necessários é a aplicação de dardos anestésicos. Nesse sentido, a partir de iniciativa da médica veterinária Andreia Piwtorak, egressa do IMV, que deixou Castanhal rumo ao Rio Grande do Sul, a fim de oferecer auxílio aos animais afetados pelas inundações, a qual contactou a Profa. Adriana Reis, com apoio da direção do Hospital Veterinário (HV), na pessoa do Prof. Roberto Thiesen, do setor de animais silvestres do HV (HVSAS), nas pessoas da Profa. Sheyla Domingues e da Méd. Vet. Cinthia Távora, de alunos da graduação em Medicina Veterinária, de médicos veterinários residentes do Programa de Residência Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres, e da Profa. Roberta Thiesen, foi iniciada uma força-tarefa, no sentido de angariar recursos para a confecção de dardos anestésicos e zarabatanas de PVC, para envio ao Rio Grande do Sul.
Por meio da ação, e das doações recebidas, foram confeccionados aproximadamente 130 dardos anestésicos, os quais já estão sendo encaminhados ao Rio Grande do Sul, a fim de dar apoio na importante missão de resgate e atendimento dos animais atingidos por essa tragédia climática. Essa iniciativa é um exemplo da rede de solidariedade que está sendo promovida, em todo o país, em prol das populações humanas e da fauna gaúchas, mediante a crise climática que se abate sobre o estado neste momento.
Texto e diagramação: Ascom IMV
Redes Sociais