Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão do IMV produz cartilha digital que alerta sobre deficiência mineral em búfalos

• Publicado: Sexta, 26 Janeiro 2024 11:00
  • Última Atualização: Sexta, 26 Janeiro 2024 11:00

Apesar da reconhecida resistência dos búfalos às condições ambientais adversas, esses animais são suscetíveis a doenças infecciosas e não infeciosas, além do que, nas diversas regiões do Brasil, consumirem dietas que muitas vezes não atendem às suas necessidades em relação aos minerais, pois os alimentos ingeridos podem conter quantidades inadequadas desses nutrientes, acarretando o surgimento de deficiências.
A fim de esclarecer sobre essa problemática, foi elaborada uma cartilha, cujo objetivo principal é divulgar a importância da deficiência de cobre e cobalto para a espécie bubalina no estado do Pará, e abordar as perdas econômicas causadas pela deficiência desses minerais sobre a espécie, no estado do Pará.

O documento é fruto do Projeto de Extensão intitulado “Divulgação da importância das deficiências de cobre e cobalto em búfalos para produtores rurais do estado do Pará”, coordenado pela médica veterinária Dra. Tatiane Teles Albernaz, com autoria desta e dos discentes Bruna Ayumi Rissi, Isabela Camila Da Silva Soares, Juliany Marcely Jacob Pereira, Daiane Da Silva Nunes e Jeane Oliveira Gama, bolsistas do projeto.
A cartilha, que pode ser acessada aqui, foi elaborada com uma linguagem acessível e fotos de animais oriundos de atendimento realizados pelo Setor de Animais de Produção do Hospital Veterinário Universitário, do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará

Texto e diagramação: Ascom IMV.