Página inicial > Últimas Notícias > Iniciam nessa sexta-feira as aulas de curso preparatório de francês voltadas ao Edital Brafagri

• Publicado: Quinta, 05 Outubro 2023 16:06
  • Última Atualização: Quinta, 05 Outubro 2023 16:08

O Projeto BRAFAGRI, programa que consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, cujo Edital esteve com inscrições abertas entre 16 a 28 de março de 2023, inicia nessa sexta-feira (06/10), às 14h, seu curso preparatório de francês, voltado exclusivamente para os discentes contemplados no referido Edital.
A primeira aula ocorrerá no bloco de pós-graduação do IMV, e será ministrada pelo professor Maxswell Sousa, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.
Em um trabalho conjunto no ano de 2022, as faculdades de Medicina Veterinária da UFPA, da UFRPE e da UFMT elaboraram e conseguiram a aprovação, junto à Capes, do projeto BRAFAGRI intitulado "Cooperação Franco-Brasileira para formação veterinária na abordagem One Health e Fauna Silvestre".
Neste projeto, as três universidades Brasileiras estabelecem uma parceria com ss quatro escolas de veterinária existentes na França para o intercâmbio de estudantes, sendo elas: Institut d’Enseignement Supérieur et de Recherche en Alimentation, Santé animale, Sciences agronomiques et de l’environnement - VetAgroSup, em Lyon (primeira escola de veterinária do mundo, fundada em 1761), L'École nationale vétérinaire d'Alfort (EnvA), em Paris (segunda escola de veterinária do mundo), Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l'alimentation de Nantes-Atlantique – ONIRIS, em Nantes e L’École Nationale Vétérinaire de Toulouse – ENVT, em Toulouse.
O projeto tem validade de 4 anos, e a previsão de envio de cerca de 30 estudantes das três universidades brasileiras envolvidas. Localmente, na UFPA, o projeto é coordenado pelo professor Moysés Miranda, na UFRPE pelo professor Anísio Soares da UFRPE e na UFMT pelo professor Richard Pacheco.

Texto: Anselmo Gomes
Diagramação: Humberto Lago