Página inicial > Últimas Notícias > Edital do Programa Capes/BRAFAGRI seleciona estudantes para participarem de intercâmbio em Medicina Veterinária na França

• Publicado: Quinta, 16 Março 2023 15:39
  • Última Atualização: Sexta, 17 Março 2023 11:30

Incrementar a internacionalização do ensino por meio de uma rede interinstitucional composta por importantes instituições parceiras na França, visando contribuir para a qualidade do ensino de graduação nas instituições participantes, estimulando a troca de experiências internacionais entre estudantes e docentes é o principal objetivo do Projeto BRAFAGRI, programa que consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação.
    Em um trabalho conjunto no ano de 2022, as faculdades de Medicina Veterinária da UFPA, da UFRPE e da UFMT elaboraram e conseguiram a aprovação, junto à Capes, do projeto BRAFAGRI intitulado "Cooperação Franco-Brasileira para formação veterinária na abordagem One Health e Fauna Silvestre".
    Neste projeto, as três universidades Brasileiras estabelecem uma parceria com ss quatro escolas de veterinária existentes na França para o intercâmbio de estudantes, sendo elas: Institut d’Enseignement Supérieur et de Recherche en Alimentation, Santé animale, Sciences agronomiques et de l’environnement - VetAgroSup, em Lyon (primeira escola de veterinária do mundo, fundada em 1761), L'École nationale vétérinaire d'Alfort (EnvA), em Paris (segunda escola de veterinária do mundo), Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l'alimentation de Nantes-Atlantique – ONIRIS, em Nantes e L’École Nationale Vétérinaire de Toulouse – ENVT, em Toulouse.
   O projeto tem validade de 4 anos, e a previsão de envio de cerca de 30 estudantes das três universidades brasileiras envolvidas. Localmente, na UFPA, o projeto é coordenado pelo professor Moysés Miranda, na UFRPE pelo professor Anísio Soares da UFRPE e na UFMT pelo professor Richard Pacheco.
Edital 2023
    O Edital 2023 do Projeto BRAFAGRI encontra-se aberto, no período de 16 a 28 de março de 2023, exclusivamente por meio de preenchimento do formulário online e envio dos documentos necessários. Serão ofertadas 03 vagas para o curso de medicina veterinária, com bolsa (870 euros mensais); adicional localidade (400 euros mensais), apenas para instituições localizadas em Paris; auxílio instalação (1.300,00 euros); seguro saúde (90,00 euros mensais); material didático; e deslocamento, ou seja, passagem aérea de ida e volta. A bolsa tem duração de no mínimo quatro e máximo dez meses (1 ou 2 semestres). Candidatos(as) devem ter nível B1 de proficiência em Francês.
Para mais informações, acesse aqui o Edital completo
Link das universidades francesas listadas acima:

VetAgroSup
ENVA