Projeto de extensão do Laboratório de Patologia Clínica promove ação com estudantes da rede pública municipal
Fora dos seus “muros”, a universidade pública tem plenas condições de demonstrar a força de sua pesquisa e da relevância do ensino e da extensão para a sociedade que a evolve. Estimulada por esse objetivo, a professora Natália da Silva e Silva e sua equipe promoveram, em 7 de outubro, a primeira ação vinculada ao projeto de extensão denominado “Um olhar microscópico: ensino fundamental e superior”, vinculado ao Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Veterinário. O público-alvo foram estudantes de três turmas do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Maria Viganó, localizada em Castanhal, dentre os quais portadores de deficiências auditivas e locomotoras, devidamente acompanhados de mediadores e intérpretes, a fim de proporcionar uma efetiva inclusão participativa ao projeto.
Segundo a professora Natália, coordenadora do projeto, o objetivo principal deste é contribuir para o crescimento intelectual e instigar, nos alunos da escola municipal, o interesse pela ciência e a busca por um futuro melhor.
A ação, que obteve apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Central de Bebidas Ambev e da indústria Flamboyant. foi realizada nas dependências do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária, alocado no Hospital Veterinário do IMV, e contou com o auxílio de alunos de pós-graduação e graduação do IMV, além da participação dos médicos veterinários do setor de animais de produção do Hospital.
“Na ocasião, os alunos da rede pública municipal tiveram a oportunidade de conhecer temáticas sobre biossegurança, saúde única, zoonoses, guarda responsável e o mundo microscópico das células”, ressaltou a professora Natália, a qual ainda mencionou que os participantes “ficaram encantados com a oportunidade de manusear os microscópios e conhecer os animais internados no setor de animais de produção”.
Texto: Anselmo Gomes
Diagramação: Ediglebison Sousa
Redes Sociais