Leishmaniose Visceral é tema de fórum de discussão realizado pelo Laboratório de Sanidade Animal do IMV em escola pública de Castanhal
A saúde animal e a saúde humana são elos de grande importância para a fundamentação de uma saúde única de qualidade e precisam ser abordados sempre em conjunto. Com esse objetivo, a Equipe do Laboratório de Sanidade Animal do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (IMV-UFPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal (SESMA) e a Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (DVS-SESPA), realizou, no dia 22 de setembro, na Escola Municipal Luiz Augusto Paiva de Oliveira, um fórum de discussão sobre “Leishmaniose Visceral”, voltado principalmente aos pais dos estudantes, professores e para os técnicos e agentes municipais de endemias e combate às zoonoses no município.
Na ocasião, os estudantes e professores também participaram de ações de ensino e extensão voltadas para a saúde animal e saúde humana. A equipe do laboratório, coordenada pela Profa. Alessandra Scofield, orientou na identificação de animais peçonhentos, helmintos e artrópodes vetores, assim como abordou sobre as principais medidas para evitar acidentes com os animais peçonhentos e a transmissão de agentes etiológicos. Os agentes municipais de endemias e combate às zoonoses também auxiliaram na distribuição de folders e cartilhas sobre a importância da doença de Chagas e das leishmanioses visceral e tegumentar, além de informações sobre as medidas de controle e profilaxia.
Texto: Anselmo Gomes
Diagramação: Klissia de Paula
Redes Sociais