Centro de Excelência de Bubalinocultura e apoio na criação da Fazenda de Ensino do IMV são reforçados em parceria entre Faepa e CEBRAN

Nesta terça-feira, 30 de agosto, o Instituto de Medicina Veterinária recebeu a visita, em sua Central de Biotecnologia da Reprodução (CEBRAN), do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, com o objetivo de propor parceria, a fim de dar início à efetivação do Centro de Excelência de Bubalinocultura do Estado do Pará, bem como apoio às ações de criação da Fazenda de Ensino Memorial Sousa&Ohashi (FAZEN/IMV).
Na ocasião, Xavier foi acompanhado do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Walter Cardoso, da diretora técnica do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec), Rosirayna Remor, do gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-Pa (ATeG), Dácio Carvalho, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal, Almir Campos e do coordenador do Núcleo Regional Guajarina, Gilberto Brito. A equipe do Sistema Faepa/Senar Fundepec/Sindicatos foi recebida pelo Diretor-Geral do IMV, Prof. Pedro Paulo Teixeira, pelo Diretor da CEBRAN, Prof. Aluízio Silva, por sua Vice-Diretora, Profa. Adriana Reis, por representante da Divisão de Pesquisa e Extensão do IMV, Prof. Marlon Richard, e, ainda, pelos professores Carlos Magno e Lilian Ximenes.
Na ocasião, o Prof. Aluízio, Diretor da CEBRAN, ressaltou que a parceria com o Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos fortalecerá os laços institucionais, a fim de aprimorar o espaço estrutural da Central de Biotecnologia. “Vamos unir as instituições para acelerar a difusão da genética, através das várias tecnologias de reprodução, tendo como principal a inseminação artificial. Hoje a CEBRAN é a única que está com essa proposta em dia. O Sudeste e Centro Oeste, por exemplo, estão tendo dificuldade de coletar sêmen de búfalo. A CEBRAN tem todas as possibilidades de desenvolver esse trabalho junto à Faepa, pois aqui podemos produzir sêmen, selecionar os animais, a sexagem, a utilização de diluentes a custo mais barato, além de realizar os protocolos hormonais”, explicou.
O presidente da Faepa, Carlos Xavier, disse que o encontro efetivou uma grande parceria. “Tenho a visão de que ninguém faz nada só. Primeiro vamos focar na genética, por meio da alta genética, que é quem trabalha com a parte do sêmen, o que será uma grande evolução. Vamos unir a universidade, por meio da CEBRAN, pois queremos ser parceiros para desenvolver o Centro de Excelência. Também vamos reativar a produção de nitrogênio, além de ajudar na distribuição e recuperação dos locais onde irão ficar os animais, e alinhar parceria com a Embrapa e a região do Marajó”, detalhou.
Carlos Xavier explicou, ainda, que o objetivo é espalhar “a genética bubalina paraense para o mundo, e sobretudo fomentar ações que visam ao desenvolvimento da economia e da produção, porque a transformação da sociedade passa pela produção”. Continuando, disse: “Temos ainda uma área disponível na região do Marajó para a produção do leite de búfala, por exemplo, visando à produção de muçarela, para atender as 28 unidades da comunidade europeia”.
A diretora técnica do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec), Rosirayna Remor, explicou que a parceria permitirá potencializar a estrutura já existente da Cebran. “Pelo nohall que a CEBRAN possui, por todo o conhecimento científico e a equipe técnica que trabalha há muitos anos com a inseminação de búfalos, entendemos que a parceria nos dará condições de levar esse material genético para outros Estados e países. Não temos hoje no Brasil o sêmen de murrah, por exemplo, que viabiliza tanto a produção de carne como de leite. Consideramos também a inclusão de ações que respeitem as normativas de produção como, por exemplo, o incentivo permanente à vacinação no combate à febre aftosa”, destacou.
Ainda no sentido de efetivar essa importante parceria, oportunamente o Reitor da UFPA, Prof. Emmanuel Tourinho, irá se reunir com o Presidente da Faepa e sua equipe.
Texto: Adaptado a partir de matéria do site da Faepa
Revisão: Anselmo Gomes
Diagramação: Karol Wojtyla
Redes Sociais