Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratórios do IMV auxiliam na identificação dos casos de mortalidade em primatas do Bosque Rodrigues Alves
Início do conteúdo da página
Últimas Noticias

Laboratórios do IMV auxiliam na identificação dos casos de mortalidade em primatas do Bosque Rodrigues Alves

  • Publicado: Sábado, 27 Agosto 2022 09:29
  • Última Atualização: Sábado, 27 Agosto 2022 09:32
  • Acessos: 413
imagem sem descrição.

O Laboratório de Patologia Animal do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará foi solicitado para trabalhar em conjunto com a Polícia Científica do Pará, Instituto de Criminalística “Iran Bezerra”, nos casos de mortalidade envolvendo os primatas do Bosque Rodrigues Alves, Belém-PA. De acordo com relato feito pelos peritos, Gabrielle Virgínia Ferreira Cardoso e Celso Felipe Bandeira de Sá, 19 (dezenove) macacos e 1 (um) porco espinho foram encontrados mortos, sendo que a Polícia Científica do Pará realizou a necropsia de 7 (sete) animais, em conjunto com a UFPA. Foi descartada, após exames, a possibilidade de envenenamento ou ingestão de substâncias tóxicas. Os professores Valíria Duarte, Pedro Bezerra, Gabriela Riet, Alessandra Scofield e Carla Moraes, vinculados aos Laboratórios de Patologia Animal, Parasitologia Animal e Zoonoses do IMV/UFPA realizaram as análises, ao que as lesões histológicas observadas no fígado, baço e musculatura, associadas a grande número de estruturas compatíveis com taquizoítas e cistos com bradizoítas, assim como a detecção de DNA de toxoplasma, indicaram ser a Toxoplasmose a causa da morte dos primatas.

A toxoplasmose em primatas leva a um quadro agudo de doença, com mortalidade elevada, como apresentado nos animais do Bosque Rodrigues Alves.

O trabalho realizado em conjunto entre a Polícia Científica do Pará e a UFPA levou a um diagnóstico importante para a saúde pública, assim como para a sociedade que usufrui desse espaço de lazer tão importante em Belém. Novos estudos serão realizados pela UFPA junto ao Bosque, auxiliando na vigilância e divulgação de ações voltadas para o bem-estar dos animais e da população.

Texto: Profa. Valíria Duarte
Revisão: Anselmo Gomes
Diagramação: Karol Wojtyla

registrado em:
Fim do conteúdo da página