Página inicial > Últimas Notícias > Instituto de Medicina Veterinária realiza cerimônia de posse conjunta de novos dirigentes

• Publicado: Quinta, 30 Junho 2022 08:28
  • Última Atualização: Quinta, 30 Junho 2022 08:49

O Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará realizou, na última terça-feira, 28 de junho, cerimônia de posse conjunta de novos dirigentes. Na ocasião, o Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, deu posse aos professores Pedro Paulo Maia Teixeira e Sheyla Farhayldes Souza Domingues, eleitos respectivamente como novos Diretor-Geral e Diretora-Adjunta do IMV, às professoras Talita Bandeira Roos e Gabriela Riet Correa Rivero, eleitas aos cargos de Diretora e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina Veterinária, e ao professor Roberto Thiesen, eleito como novo Diretor-Geral do Hospital Veterinário, juntamente com o Med. Vet. Marcos Dutra Duarte, novo Diretor-Adjunto.

Integraram a mesa solene, ainda, o Vice-Reitor Gilmar Pereira da Silva, o Coordenador Geral do Campus de Castanhal, Bruno Souza Lyra Castro, e representantes das gestões anteriores, na pessoa do professor Francisco Plácido Oliveira, ex-Diretor-Adjunto, e da Méd. Veterinária Cinthia Távora, Ex-Diretora-Geral do Hospital Veterinário. Prestigiaram o evento, além de membros da comunidade acadêmica e administrativa do Instituto, o Prof. Nelson José de Souza Junior, Pró-Reitor de Extensão, a Profa. Rosa Helena de Sousa, Coordenadora do Campus de Capanema, a Profa. Nazaré Fonseca de Souza, Presidente do CRMV – PA, e Almir José Lopes Campos, Presidente do Sindicato Rural de Castanhal.

Iniciada a sessão, o Reitor e os novos dirigentes assinaram os Termos de Posse. Em seguida, durante os pronunciamentos, os ex-diretores teceram falas acerca do período em que estiveram à frente da gestão da Unidade, Subunidade e órgão representados. Em seguida, os novos dirigentes elencaram manifestações do sentido de expectativas e desafios a serem enfrentados durante os mandatos que se iniciam.

Com a palavra, o Coordenador-Geral do Campus de Castanhal, Bruno Lyra, enfatizou o desenvolvimento do IMV enquanto Unidade e sua importância para o crescimento do Campus de Castanhal como um todo.

Por sua vez, o Vice-Reitor Gilmar Pereira indicou a relevância do IMV, em específico, e da UFPA, de modo geral, como formadores de novos profissionais de excelência na Amazônia.

Por fim, o Reitor Emmanuel Tourinho, em seu discurso, lembrou que no próximo dia 02 de julho a UFPA completa 65 anos de fundação, e que apesar de ser “jovem”, se comparada a outras instituições de ensino superior nacionais, apresenta níveis de desenvolvimento e produção científica e tecnológica consideráveis. Mencionou, ainda, acerca da resistência da UFPA perante a falta de investimentos e compreensão da imprescindibilidade do ensino superior público para o país, e que mesmo diante de um cenário adverso, a referida instituição se consolida, cada vez mais, como um dos pilares para o desenvolvimento do estado do Pará.

Texto: Anselmo Gomes – IMV/UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom/UFPA