Página inicial > Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão > Uncategorised > Laboratório de Patologia Animal (LAPATO)

Laboratório de Patologia Animal (LAPATO)

Publicado: Quinta, 11 Fevereiro 2021 18:13 | Última Atualização: Sexta, 25 Novembro 2022 15:30 | Acessos: 1463

O Laboratório de Patologia Animal (LAPATO) faz parte do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) no Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). O LAPATO está situado em um prédio de 190m2, composto por gabinetes de professores, sala de microscopia, laboratório de histopatologia e imuno-histoquímica, sala de necropsia, almoxarifado e câmara fria. O laboratório dispõe de todos os equipamentos básicos necessários para citopatologia, histopatologia e imuno-histoquímica, como por exemplo: processador automático de tecidos (2), micrótomos rotativos manuais (2), corador automático de cortes histológicos (1), microscópios ópticos (4), sendo um microscópio para cinco observadores, dentre outros.
A equipe do LAPATO é composta pelos docentes Gabriela Riet-Correa Rivero, Valíria Duarte Cerqueira e Pedro Soares Bezerra Júnior, pela técnica de laboratório Adriana de Cássia Lima Dias, pelos estudantes de graduação, da Faculdade de Medicina Veterinária do IMV, e de pós-graduação, do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) e do Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (PRMPS), área Patologia Animal.
A equipe do Laboratório de Patologia Animal auxilia no diagnóstico de doenças de animais de companhia, de produção, da fauna silvestre e mamíferos aquáticos, por meio da realização de necropsias e de exames citopatológicos e histopatológicos, auxiliando no diagnóstico de doenças para os três setores (Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Produção, de Cães e Gatos e de Animais Silvestres da Fauna Nativa) do Hospital Veterinário (HV) “Professor Carlos Maria Antônio Hubinger Tokarnia” do IMV da UFPA. O LAPATO recebe o apoio de diversos setores do IMV, como Laboratório de Patologia Clínica, Laboratório de Zoonoses e Saúde Pública, Laboratório de Microbiologia e Imunologia, Laboratório de Parasitologia Animal, Laboratório de Higiene e Qualidade dos Alimentos, Laboratório Multiusuário de Imunodiagnóstico e Biologia Molecular Aplicado à Saúde Animal na Amazônia, Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento e Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (CEBRAN).
A equipe do LAPATO atende aos proprietários de animais de produção quando há mortalidade de animais, realizando visitas às fazendas, necropsias e diagnóstico, indicando medidas a serem adotadas para a resolução de problemas. A equipe colabora, também, na investigação e diagnóstico de doenças de animais com os órgãos municipais e estaduais, como a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) e a Secretaria de Saúde Pública do estado do Pará (SESPA), além de instituições federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O Laboratório colabora, ainda, com o Grupo de estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi (GEMAM-MPEG), dando suporte clínico-laboratorial para os mamíferos aquáticos (peixe-boi, botos, golfinhos e baleias). A equipe do LAPATO tem trabalhado também em colaboração com o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” (CPCRN), realizando necropsias de animais junto ao setor de perícia dessa instituição para a resolução de casos.
Além dessas parcerias locais, o Laboratório tem participado em trabalhos desenvolvidos pelo ICMBio de Porto de Pedras e Ilha de Itamaracá, atuando no apoio ao diagnóstico de enfermidades dos peixes-boi atendidos por eles. Também colabora dando suporte diagnóstico e auxilia no manejo sanitário de animais silvestres capturados por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e animais silvestres mantidos em cativeiro em Zoológicos e em Parques Zoobotânicos dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Tocantins e Piauí.

Galeria de Fotos :