Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão > Uncategorised > Laboratório de Bioquímica Fisiologia e Farmacologia (LBFF)
Início do conteúdo da página

Laboratório de Bioquímica Fisiologia e Farmacologia (LBFF)

Publicado: Quinta, 11 Fevereiro 2021 18:09 | Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2022 14:51 | Acessos: 1712

 

Coordenador: Prof. Dr. José Inácio Lemos Monteiro Carvalho – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato: (91) 98159-7666

Vice-coordenador: Prof. Dr. Leônidas Olegário de Carvalho – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Participantes:
Técnica de Laboratório: MSc. Natália Rodrigues Marques –Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Monitores: Vinicius Manoel Lima Cavalcante - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Bolsistas

Monitores: Vinicius Manoel Lima Cavalcante - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Elcidimar Lucas Aleixo de Castro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  No Laboratório de Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia (LBFF), são ministradas regularmente aulas práticas de diferentes disciplinas de dois cursos de graduação (Medicina Veterinária e Educação Física) do Campus de Castanhal. Referente ao Curso de Medicina Veterinária, são atendidas as seguintes disciplinas: Bioquímica, Fisiologia I e II, Bases Psicológicas e Neurobiológicas do Comportamento Animal, Biologia do Desenvolvimento (Biologia Celular e Histologia), Microbiologia e Parasitologia. Referente ao Curso de Educação Física, são atendidas as seguintes disciplinas: Nutrição em Educação Física e Esportes.


O LBFF desenvolve, atualmente, um Projeto de Extensão (PIBEX) intitulado “A Bioquímica e a Fisiologia vão às escolas: Como funciona o organismo animal?”, assim como um Projeto de Ensino (LABINFRA) intitulado “Adequação da infraestrutura do Laboratório de Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia e do Laboratório de Anatomia Animal para a melhoria do ensino da graduação em Medicina Veterinária”. São desenvolvidos, também, projetos de pesquisa referentes às áreas de Neurociências e Comportamento Animal, especialmente em temáticas referentes aos efeitos do estresse neonatal e do enriquecimento ambiental sobre o comportamento e a morfologia, citoarquitetura e neuroquímica do encéfalo de roedores. Além disso, são desenvolvidos projetos e atividades de imunofluorescência para marcar diversas populações de neurônios e fibras neuronais.

 

Equipamentos e estrutura:

 O  Laboratório de Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina Veterinária é composto por: 1) salão para aulas teórico-práticas, seminários internos e procedimentos experimentais, composto por 3 bancadas centrais (com duas pias em cada), e uma bancada lateral em formato de L, onde ficam os seguintes equipamentos: centrífuga, balança analítica, pHmetro, estufa, capela de exaustão, banho-maria; 2) dois gabinetes de professores; e 3) um biotério (subdividido em: área de acesso, sala de lavagem, sala de experimentos comportamentais, sala de manutenção e sala de reprodução).

 

Galeria de Fotos: 

Fim do conteúdo da página