Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão > Uncategorised > Laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos (LAAD)
Início do conteúdo da página

Laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos (LAAD)

Publicado: Quinta, 11 Fevereiro 2021 14:05 | Última Atualização: Quarta, 02 Novembro 2022 17:23 | Acessos: 1414

Coordenador: Profa. Dra. ADRIANA NOVAES DOS REIS – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato:  (91) 3311-4718

Participantes:
Técnica de Laboratório: MSc. NATALIA RODRIGUES MARQUES – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Monitores: YASMIN CLYVIA REIS FERREIRA – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                     PAULA LARISSA GABRIEL PEREIRA – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                     ANALIEL SERRUYA – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                     ALANNA MARIA DE OLIVEIRA MONTEIRO – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                     SIMON SILVA DE SOUSA –  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bolsistas

Monitores: YASMIN CLYVIA REIS FERREIRA – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                    ANALIEL SERRUYA – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

No Laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos (LAAD), são ministradas regularmente aulas práticas de diferentes disciplinas de dois cursos de graduação (Medicina Veterinária e Educação Física) do Campus de Castanhal. Referente ao Curso de Medicina Veterinária, são atendidas as seguintes disciplinas: Fisiologia I e II, Semiologia, Clínica I, II, II e IV, Cirurgia I, II, II e IV, Bioquímica, Inspeção Sanitária, Biologia do Desenvolvimento, Histologia, Morfofisiologia Clínica de Animais Silvestres (I e II). Referente ao Curso de Educação Física, são atendidas as seguintes disciplinas: Nutrição em Educação Física e Esportes e Neuroanatomia.
O LAAD desenvolve, atualmente, um Projeto de Extensão (PIBEX) intitulado “Anatomia Animal: transcendendo a Universidade”, assim como um Projeto de Ensino (LABINFRA) intitulado “Adequação da infraestrutura do Laboratório de Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia e do Laboratório de Anatomia Animal para a melhoria do ensino da graduação em Medicina Veterinária”. São desenvolvidos, também, alguns trabalhos de pesquisa de novas técnicas para a produção de peças anatômicas, com o objetivo de fazerem parte do acervo do LAAD, serem utilizadas nas aulas práticas do Curso de Medicina Veterinária e, ainda, para as visitas monitoradas de alunos e professores de escolas púbicas do município de Castanhal e entorno.

 

Equipamentos e estrutura:

O LAAD é constituído, atualmente, de 1 sala principal, medindo 73,75m2, onde estão presentes 1 mesa anatômica grande de inox (3,10 x 1,10m) e mais 6 mesas pequenas (1,10 x 1,10m) com pias laterais, 1 bancada lateral de granito, 1 sala de tanques, com 2 tanques grandes para armazenamento de peças anatômicas inteiras, medindo 12,96m2, 1 gabinete de professor, medindo 8,46m2 e 1 almoxarifado, medindo 11,04m2.
O acervo do Laboratório tem mais de 200 peças de diferentes sistemas das espécies domésticas estudadas durante o Curso de Medicina Veterinária, sendo que a maioria das peças conservadas utilizam a técnica de formolização e glicerinização. São, também, empregadas outras técnicas para o preparo de peças anatômicas, tais como a angioarquitetura com resina associada à corrosão, vísceras secas, criodesidratação, arquitetura estrutural em resina, etc.

    

Galeria de Fotos: 

Fim do conteúdo da página