Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão > ROOT > Uncategorised > Laboratório Multiusuário de Imunodiagnóstico e Biologia Molecular Aplicado à Saúde Animal na Amazônia. (LMIBMSAA)
Início do conteúdo da página

Laboratório Multiusuário de Imunodiagnóstico e Biologia Molecular Aplicado à Saúde Animal na Amazônia. (LMIBMSAA)

Publicado: Quinta, 11 Fevereiro 2021 18:14 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 15:01 | Acessos: 1545

Professora Alessandra Scofield Amaral – Coordenadora
Professor Gustavo Góes Cavalcante
Técnico Márcio Benício Ferreira de Araújo

Estrutura:
O Laboratório Multiusuário de Imunodiagnóstico e Biologia Molecular Aplicado à Saúde Animal na Amazônia (LMIBMSAA) tem uma área física de 71,5m2 e possui uma sala para extração de DNA e análise de amostras, uma sala para PCR em tempo real e uma sala para hemocultivo.

Descrição:
A equipe do LMIBMSAA realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a discentes de graduação e de pós-graduação do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará e de outras Instituições de ensino superior de diferentes estados brasileiros. Essa equipe também desenvolve atividades em municípios do estado do Pará, principalmente em comunidades rurais e quilombolas, investigando e diagnosticando enfermidades, incluindo zoonoses com grande importância em saúde pública, como a Doença de Chagas, a Leishmaniose Visceral e as Leishmanioses Cutânea e Muco-cutânea. Durante as visitas, a equipe também ministra palestras, promove oficinas e fóruns de discussão e entrega folders informativos abordando sobre a importância dessas zoonoses, as vias de transmissão e as principais medidas de controle e profilaxia. Essa equipe ainda dá suporte diagnóstico e auxilia no manejo sanitário de animais silvestres capturados por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e animais silvestres cativos em zoológicos, parques zoobotânicos e mantenedores conservacionistas dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Tocantins e Piauí. Adicionalmente, essa equipe auxilia no diagnóstico de enfermidades infecciosas e parasitárias que acometem diferentes espécies animais atendidas pelos três setores do Hospital Veterinário e/ou oriundas de propriedades rurais e de outras instituições públicas e privadas.

Equipamentos:
O LMIBMSAA conta com os seguintes equipamentos: 02 termocicladores com gradiente, 01 termociclador para PCR em tempo real, 02 computadores, 02 fluxos laminares, 01 transiluminador U.V., 02 homogeneizadores do tipo Vortex, 01 purificador de água osmose reversa, 03 fontes para eletroforese, 02 centrífugas refrigeradas, 01 microcentrífuga, 01 banho-maria, 01 refrigerador, 01 freezer, três ultrafreezers, 01 balança analítica, 01 destilador em aço inox, 01 estufa de esterilização, 01 estufa bacteriológica, um espectrofotômetro de placa, um lavador de placa e uma máquina de gelo em escama.

Fim do conteúdo da página