LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA

Equipe:

- Profa. Dra. Natália da Silva e Silva Silveira (Coordenadora). E-mail:

- Bolsistas: graduação, mestrado e doutorado

- Treinandos do Hospital Veterinário Universitário (HV)

Sobre o Laboratório:

No Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPCV) do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará (UFPA), são ministradas regularmente aulas práticas da disciplina de Patologia Clínica para alunos da graduação do curso de Medicina Veterinária e para alunos da pós-graduação stricto (mestrado e doutorado) e latu sensu (Programas de Residência em Medicina Veterinária).

O referido laboratório recebe e processa diariamente amostras de sangue, urina, efusões cavitárias e outras amostras biológicas de animais domésticos e
silvestres, oriundas do Hospital Veterinário Universitário (HV) do IMV, e por vezes atende a demanda de Veterinários autônomos da região. Estes exames auxiliam os Médicos Veterinários na instituição do diagnóstico, terapêutica e monitoramento dos pacientes.

Além das atividades de ensino executadas regularmente, no LPCV também são realizadas atividades de pesquisa e extensão.

As atividades de ensino são desenvolvidas por meio da realização de aulas práticas e treinamento em práticas laboratoriais para os graduandos. As atividades de pesquisa são realizadas por meio do apoio à execução de projetos de alunos de mestrado e doutorado e a extensão ocorre por meio do projeto intitulado "Um olhar microscópico: ensino fundamental e superior”, no qual visa contribuir para o crescimento intelectual e visa instigar nos alunos de uma escola municipal da rede pública de Castanhal, o interesse pela ciência e busca de um futuro melhor.

Galeria de Fotos: